Ponto de Cultura

pontodeculturaEm 2009, o Instituto Arte Geral foi contemplado no edital público da Fundação Cultural de Curitiba (Programa Mais Cultura), com o projeto “Dançando com os Elementos da Natureza”Isso significa que somos um Ponto de Cultura, iniciativa do Ministério da Cultura (Minc), que desde 2004 apoia projetos ou instituições que envolvem a comunidade em atividades de arte, cultura, cidadania e economia solidária.

As organizações selecionadas – milhares em todo o país – recebem recursos do Governo Federal para potencializar seus trabalhos na compra de instrumentos, figurinos, equipamentos, contratação de profissionais, produção de espetáculos, entre outros.

“Dançando com os Elementos da Natureza” tem a duração de três anos e abrange espetáculos com os temas Terra, Fogo, Água e Ar. Para isso, as atividades desenvolvidas pelo Instituto nesse período seguem os planos de aula envolvendo o tema proposto para cada espetáculo. Os alunos também participam da produção, são criadores-intérpretes.

O objetivo é a inclusão de crianças e adolescentes em situação de risco social, através da oportunidade do ensino da dança (balé clássico, dança criativa e improvisação) e das oficinas de teatro e música.

Para complementar, são ministrados cursos para os pais: customização de figurino, adereços de figurino e cena, trabalho com sucata, entre outros, contribuindo para a maior integração das famílias e despertando a responsabilidade e a colaboração no processo criativo e de pesquisa do espetáculo.